Sim lol, finalmente acabei de ler este livro.
Antes de passar propriamente à critica à história em si, queria deixar bem claro que não tenho nada contra história de vampiros, romances, lobisomens e afins (axo que também não sou processável por isso lol..)
Esta história até não está mal conseguida. Nas primeiras 60 páginas somos inseridos na cerimónia de casamento de Bella com Edward (diria um início bastante secante) ao que se segue uma lua de mel de mais umas 50 páginas em que constantemente somos irritados pelas ânsias taradas da humana Bella (e dizem que os vampiros são os monstros).
É a partir deste momento que considerei honestamente parar de ler este livro (não fosse o facto de já ter lido os outros três e de, sinceramente, não gostar de deixar coisas a meio. Porquê parar? Bem para quem não leu o livro fica já aqui um spoiler (sim a Stephanie Meyer também não devia tar a bater muito bem quando escreveu estes capítulos) - a humana Bella engravida do vampiro Edward. Pois deixando de lado a parte anatomicamente incoerente e toda a fisiologia improvável; durante mais 200 paginas acompanhamos o rápido desenvolvimento da gravidez (praí 25 dias nem sei); uma luta de clans lobisomens (que não faz o mínimo sentido e só serviu para ocupar páginas porque não teve qualquer influencia na história num todo) e o nascimento da hibrído humano-vampiro (já com a Bella versão vampiro).
Nas últimas 200 páginas surge um conflicto (quando eu honestamente pensava que já não iria acontecer mesmo nada neste livro) com os velhotes vampiros italianos e aqui, concordo a história até começa a ter algum interesse.
Digamos que o desfecho com a Bella-animé style cheia de poder e um clima de tensão (mais ou menos bem conseguido mas ainda longe do estilo Lord of the Rings) permitiu um bom desfecho do livro e (espero) da Saga Twilight.
O livro consegue ter algumas alturas bem conseguidas como o imprinting de Jacob (achei engraçado, a policia talvez nem tanto), as partes sobretudo dos lobisomens (mais que dos vampiros diga-se) e a parte da batalha final.
Em jeito de desfecho, abomino a extremamente provável transição deste filme para o cinema; deve ser mesmo um momento terrível da história cinematográfica.