Towards Zero é um livro bem ao estilo habitual de Agatha Christie.
Dividindo a narrativa em dois grupos de personagens: um incluíndo um homem que, após sobrevivendo a uma tentativa de suícidio procura uma razão para viver; e outro, muito ao estilo habitual, envolvendo uma família cuja matriarca é assassinada; a autora joga, a meu ver com diversos valores morais.
Não usando nomes de personagens (que honestamente saltam facilmente da minha mente para o esquecimento) vou procurar resumir a trama de uma forma mais simplista.
O nosso amigo suicida (forma estranha de o chamar mas bem mais facil que o nome real dele), é uma pessoa com fortes valores morais que, após se recusar a mentir pelo patrão num esquema de lavagem de dinheiro, vê-se despedido e abandonado pela sua mulher (fujona que foge com o melhor amigo!). Sem qualquer perspectiva futura, vê no suícidio a única solução - como já referi, frustrada.
Do outro lado temos a família de um tenista de grande sucesso, junto com uma segunda esposa, após supostamente se ter divorciado da sua primeira mulher. Por circunstâncias que ultrapassam o meu rápido resumo, as duas esposas acabam juntas numa mansão com o marido, outras personagens e a matriarca. Com tensão em níveis crescentes - o dito ponto zero - (diga-se que também juntar duas esposas só podia dar nisto) a matriarca acaba assassinada, apontando todas as provas para o tenista como sendo o culpado.
Qual a ligação entre estas personagens? Vou revelar!
O que inicialmente aparentava ser uma tentativa de acusar o tenista desenvolve.se num enredo bastante complexo. As provas demasiado evidentes levam o investigador a concluir que só podem ser provas furjadas. Novas evidências apontam para a ex-esposa como a culpada, sendo que a própria acaba por admitir o crime. Nas últimas páginas do livro surge o suicida (ex-suicida?) que acaba por inocentar a senhora. No desfecho conclui-se que o tenista era de facto o criminoso, com uma raiva sem fim pela ex-mulher, que afinal teria sido a que o havia abandonado por outro homem e não o contrário, esperava nesta acusação levá-la à forca.
0 comentários:
Enviar um comentário