Como prometido, hoje conclui a leitura do terceiro livro da saga de vampiros da Stephanie Meyer (não sei se existe mais alguma mas pelo que conheço é a única).


Por onde começar? Bem primeiro que tudo, apesar da imensão e grossura deste livro (+500 pag) tenho que dizer que gostei deste livro.
Certamente que quem tem pouco interesse em romances seria rápido a descartar este livro.
De facto, tenho que concordar que em termos de romance (história?) este livro deixa um pouco a desejar. A tríade amorosa entre Bella, Edward e Jacob já não tem de facto muito a oferecer deste o 1º livro (do meio diria mesmo) sobretudo no que concerne à relação Bella-Edward. Um pequeno à parte - (não tão pouco importante quanto isso) - existe mesmo amor nesta relação ? Após a leitura deste livro ficou-me a parecer (talvez mais que nos dois primeiros) que o objectivo de Bella passa mais pela obtenção da imortalidade do que propriamente num amor e, as partes propriamente de romance, espelham uma necessidade de Bella mais carnal (esquisito tendo em conta a situação actual talvez represente mais uma necessidade na vertente masoquista) do que propriamente amoroso-relacional.
Este livro safa-se (diria mesmo como maior valia) no relato da história das diferentes personagens que não Bella (honestamente tenho bastante dificuldade em me relacionar com ela, chata, aborrecida e, tirando uma aparente capacidade de bloquear ataques psiquicos de vampiros (muito provavelmente por ela psiquicamente também já não ser grande coisa), sem qualquer atributo de destaque).
Por isso em resumo, as histórias sobre vampiros e lobisomens dão a mais valia a este livro. Quem ficará com Bella no último livro ? Bem não é assim tão importante, a meu ver, seria bem melhor se Jacob ficasse com ela mas visto que fidelidade e mortalidade não são duas palavras no dicionário da protagonista o mais provável é que isto termine com um grande menage à trois masculino (quem sabe ainda aparece por aí mais alguma criatura oculta e a Stephanie Meyer escreve mais 2 livros)...
Criticas, apreciações, é para isto que aqui estamos. Inté.
  

4 comentários:

Sandra disse...

este post, sim senhor! n sei se é o harry k ta a dar cabo do juizo ou se gostei mm

n sabia que ela era assim tao tótó. verdade que ja suspeitava disso...mas pronto. sem ler n se pode ter a certeza nc!

eu tb acho k isto vai acabar numa menage a troi. epah, ta na moda.

no cinema estiveram a publicitar o filme "duas mulheres" confesso k nao percebi la gd coisa, o k é certo, existe festa la pelo meio k nc mais acaba, principalmente duas mulheres. Eu que pronto, prefiro ver gajos tenho a dizer que estou um pc farta de ver filmes cada vez mais para homens!

e pronto, vou jogar um pc k o estudo hj n rendeu nd!

caxemire disse...

existe pelo mais um, se nao estou em erro. breaking dawn é o seu nome.

Meitantei Freed00my disse...

Já está em pre-order lol. Eu irei ler os quatro nem que seja para fazer comentários anti-protagonista!

sofia disse...

Bem, eu estou neste momento a meio do Amanhecer que é o quarto livro da saga. E na verdade estou a meio do livro hoje e estava a meio do livro na semana passada e no mês passado também. Não exactamente porque o Harry me consuma de forma assim tão alucinante mas porque me aborreci. Tens toda a razão, já não há paciência para a Bella, que é amorfa e sem profundidade, e já não há paciência para o Edward que é um pãozinho sem sal. Ora, neste último livro, quer-me parecer que até para o Jacob começa a não haver mais paciência também. Saberás reconhecer quando os leres os acontecimentos absolutamente estapafúrdios que se desenrolam neste 4º livro e que me nausearam. O primeiro livro e primeiro filme são muito bons e não tenho problemas em dizer que me conquistaram em absoluto mas, sinceramente, a partir daí tem sido uma trajectória descendente que vem dar razão às pessoas que dizem que isto se transformou numa saga para adolescentes histéricas que querem ver actores em tronco nu e no pé de meia da Stephanie, ficando a qualidade relegada para último plano.